quarta-feira, 11 de agosto de 2010

FUTEBOL DE MESA


O Futebol de Mesa, ou como dizem os “amantes” deste esporte, o Futebol de Botão, jogo de Botão, etc.
Teve sua origem, com Geraldo Cardoso Decourt, em 1930, brasileiro, que usava botões de seus uniformes para jogar.
Eu milito neste esporte, há 54 anos, com alguns intervalos, mas nunca deixei de ser um apaixonado pelo Futebol de Mesa.
Quando criança, nós jogavamos no chão de vermelhão, com tampinhas de garrafas, com goleiros de caixa de fósforos, recheadas de chumbo para não cairem quando tocadas. As bolinhas eram esferas de rolamentos de autos.
Mas sempre gostei de fabricar meus Botões, e passei a fazer as bolinhas, de pastilhas, de cabo de escova de dente e os botões de roupas antigas, tomaram o lugar das tampinhas.
Com o tempo, fui tentando sempre inovar, passei a fabricar as traves, as palhetas, etc.
Meu tio, saudoso Gil Prado Horta, era relojoeiro, e passou a me dar os “celulóides”. Descobri que nem todas as “lentes”, como chamavamos, encobria, passei a raspá-las, diminuindo o atrito. Depois com o tempo, os celulóides, deram lugar aos vidros e acrílicos, e não se fabricavam mais relógios maiores. Assim passei a fabricá-los artezanalmente, e faço até hoje.
Disputamos muitos campeonatos com pastilhas, e era praticamente imbatível.
Hoje, temos uma associação de futebol de mesa em Alfenas, mas com Bolinha de Feltro (redonda), e os times são adquridos de fornecedores brasileiros. Estamos sempre em contato com os “apaixonados” pelo Futebol de Mesa, de Poços de Caldas, pessoas excelentes que têm demonstrado um grande carinho para conosco, este contato é contínuo, em jogos e participações em torneios, pois não é fácil vencer o Eduardo (carioca), o Daniel, o Fernando e outros de Poços de Caldas. Recentemente o Ericson Swerts, Botonista de Alfenas, venceu um Torneio, onde participava o pessoal de Poços.
O Henrique, filho do Flávio e da Profª Andréa, com apenas 10 anos, sagrou-se campeão “Bronze”, em poços de Caldas.
Mas, vivemos em contato constante, buscando o aprimoramento do esporte e como fazemos amigos, marcamos uma reunião na pizzaria “La Pio-Bella”, em Alfenas, dia 21/07/2010, e estiveram presentes, o Flávio (Presidente da Associação), a Andréa (sua esposa), o Flavinho, o Henrique (seus filhos) e também os Botonistas, Prof. Bellini, Ericson, Igor (jovem revelação), Marcos (prof. da UNIFAL), Eliel e sua namorada, Karen e seu namorado (irmã da Andréa). Nesta festa comemorativa, campeão foi o Flavinho (risos, 15 pedaços de pizzas).


Estamos nos preparando para o Aberto de Alfenas, valendo pontuação no ranking mineiro em outubro de 2010.

Arrivederci

Bellini

4 comentários:

  1. Valeu Bellini... grandes palavras... o mais importante do futebol de mesa não são as vitórias, títulos ou conquistas pessoais de cada um, mas sim as amizades que nascem e aumentam a cada torneio, a cada viagem, a cada partida mesmo que seja "amistosa"... e nós, da Sociedade Mineira, nos sentimos honrados e felizes em poder ter vocês como amigos... e é só com esse espírito de amizade que iremos a cada dia trazer novas pessoas para nosso esporte. Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Grandes palavras do Bellinão ^^ !!

    ResponderExcluir
  3. A mais nobre das artes, o melhor Hobby...
    Salve Salve .. botão na veia
    Abraço

    ResponderExcluir